.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Sexta-Feira, 03.5.2024

Recenseamento
Comemorações dia de Fão

Fão 37 Anos de Vila

A Vila de Fão celebra mais um aniversário da elevação á categoria de Vila. Foi a 8 de Janeiro de 1976. Passados 37 anos sobre a data, a Junta de Freguesia de Fão promove e apoia uma série de iniciativas entre os próximos dias 8 e 13 de Janeiro.

Já na próxima terça-feira, pelas 21h, na sede de Junta serão projectadas séries de fotografias alusivas a eventos ocorridos em Fão em 1976. As fotografias, da autoria do Sr Flávio Ramos, retratam um Cortejo Etnográfico, as Festas do Senhor Bom Jesus de Fão, A Romaria da Senhora da Bonança e ainda Ruas de Fão em 1976.

O sábado dia 12 será ocupado com o Cemitério Medieval das Barreiras. Pelas 15h, na sede de Junta, terá lugar uma apresentação, a cargo da Dr Ana Paula Almeida, Arqueóloga da CM de Esposende, que fará uma ampla abordagem sobre aquela que é considerada uma das Necrópole Medievais mais importante da Europa. Seguidamente à apresentação far-se-á uma visita guiada à Necrópole.

No domingo, 13, a parte da manhã será dedicada ao desporto. No pavilhão gimnodesportivo de Fão a partir das 9h terá lugar o IV Kumité Open de Karaté, organizado pela Associação de Karaté de Apúlia. Pelas 10h15m terá lugar um encontro de Futebol de Velhas Guardas, a fazer reviver os desafios de outros tempos entre Fão e Esposende. O jogo realizar-se-á no Campo da Junqueira, terrenos próximos do Club Nautico de Fão nas margens do Rio Cávado.

As comemorações continuarão na parte de tarde de domingo. Pelas 15h no jardim do Cortinhal será hasteada a Bandeira da Freguesia de Fão ao som do “Fão linda terra minha” acompanhado pelas guitarras de Armando Solinho , Ernestino Sacramento e seus alunos de aula de Guitarra.

Para o final destas comemorações, pelas 16h, está reservada mais uma acção de protesto contra a Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias que a todo o custo deseja acabar com a VILA DE FÃO. Os Fangueiros e todas as entidades Fangueiras serão chamados a concentrarem-se junto ao Chalet do Bom Jesus e dai saírem em conjunto, em direcção a norte, ao longo da estrada nacional. Em cada poste de iluminação pública será colocado um pendão. Em cada um destes pendões constará o registo de uma data histórica da Vila de Fão. De realçar que o primeiro registo de Fão é anterior ao nascimento de Cristo e no ano 66 já era Cidade!

A Junta de Freguesia de Fão apela aos Fangueiros, Associações, Entidades Oficiais e todos aqueles que estejam contra esta Lei de Reorganização Administrativa do Território, castradora dos valores das populações e dos seus antepassados, que estejam presentes em mais esta mostra de recusa contra uma Lei que não tem em conta as vontades das populações.

Vamos todos, no dia 13, “ Dar a mão por Fão “.

Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados