.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Sábado, 18.5.2024

Recenseamento
Sessão de 15 de Outubro da Assembleia de Freguesia
Sessão de 15 de Outubro da Assembleia de Freguesia Assembleia de Freguesia - Sessão de 15 de Outubro de 2010
Fão , 18 de Outubro de 2010
Na passada sessão da Assembleia de Freguesia não foi integralmente aproveitado o trabalho efectuado pela Junta de Freguesia no que diz respeito às propostas de alteração de trânsito para alguns quarteirões da Vila.
Como a grande parte dos fangueiros já é conhecedora, desde o inicio de Outubro que os quarteirões Rua dos Veigas - Rua do Ramalhão e Rua Dr Barrote - Rua Cabo António Lopes Cardoso, assim como o quarteirão Rua de S.José – Rua Artur Sobral desde Agosto sofreram alterações da postura de trânsito.
A Junta de Freguesia teve o cuidado de separar as propostas, apresentadas à Assembleia, por quarteirões:
1.    Augusto Teixeira  + Jorge Larcher + S. José + Artur Sobral
2.    Amadores Teatrais + Veigas + Ramalhão + Moreira Pinto
3.    Artur Jorge Barrote + Serpa Pinto + António  Lopes Cardoso + Pedreiras
4.    Serpa Pinto + Camareira + Padre Chaves
Como instrumento de trabalho e suporte à votação os membros da assembleia tiveram ao seu dispor na Sessão:
1.    Alterações práticas no terreno as quais originaram diversas reacções dos moradores. A Junta de Freguesia compilou e entregou devidamente documentados estes comentários aos membros da Assembleia. As reacções que derem entrada na Junta de Freguesia, relativamente às alterações entretanto ocorridas, disseram respeito ao quarteirão Artur Jorge Barrote + Serpa Pinto + António  Lopes Cardoso + Pedreiras. Deste quarteirão a Junta de Freguesia apresentou uma solução alternativa à actualmente implementada que passava pela aplicação de duplo sentido na Rua Dr. Jorge Barrote com prioridade para os veículos que circulassem no sentido Rua das Pedreiras, Rua de Serpa Pinto.
2.    Abaixo-assinado de moradores da zona da Rua Serpa Pinto que se mostravam favoráveis ao duplo sentido nesta via entre a N13 e o cruzamento com a Rua da Camareira. A Assembleia nenhuma decisão tomou sobre o mesmo, nem mesmo deliberou no sentido de solicitar à Junta de Freguesia uma opinião ou decisão sobre o mesmo.
3.    Abaixo-assinado de moradores da zona da Rua S. José que se mostravam favoráveis ao regresso do duplo sentido nessa via.
4.    Votação, em urna fechada, dos fangueiros que desejaram expressar a sua opinião sobre as posturas alteradas e respectivas alternativas. A Assembleia de Freguesia entendeu não abrir a urna, mesmo sabendo que os fangueiros tinham votado na condição de que a mesma iria ser aberta em plena sessão da Assembleia de Freguesia, de outro modo não faria sentido auscultar a opinião através de votação secreta.
5.    Abaixo-assinado sobre possibilidade de postura na Azevedo Coutinho. A assembleia nenhuma decisão tomou sobre o mesmo, nem mesmo deliberou no sentido de solicitar à Junta de Freguesia uma opinião ou decisão sobre o mesmo.
6.    Afixação, nos locais de estilo habituais, das propostas da Junta de Freguesia. Disponibilização da mesma informação no sitio da internet da Junta de Freguesia : www.jf-fao.pt.
Para além destes factos, a Junta de Freguesia é da opinião que outros importantes factores implicam na postura de trânsito na Vila:
1.    O esperado, e já evidente hoje, aumento de tráfego na N13 que obriga a soluções cuidadas e responsáveis para os cruzamentos das Ruas S. José, Artur Sobral e Ramalhão com esta via.
2.    A satisfação que ocorre neste preciso momento nos moradores das ruas que foram alvo de alterações de postura.
3.    A necessidade de pequenos ajustes em algumas das posturas já aplicadas que resultariam óptimas soluções.
a.    Neste aspecto a Junta de Freguesia estaria disposta a propor o duplo sentido para a Rua do Ramalhão com prioridade para o veículo que circulasse no sentido Sul-Norte, no entanto nunca sendo partidária da possibilidade de saída para a N13, mas sim apenas da possibilidade de entrada.
b.    Estaria também disponível a Junta de Freguesia para um duplo sentido na Rua dr. Jorge Barrote, como já acima foi referido.
4.    O estacionamento. Vias como parte da Rua de S. José, como a Artur Sobral, com um só sentido têm neste momento a capacidade de estacionamento melhorada com clara vantagem para os moradores e comerciantes.
Assim com base na resolução desta Sessão da Assembleia de Freguesia a Junta de Freguesia aguarda oficialização da decisão a fim de passar a mesma à Câmara Municipal.

O Presidente de Junta
Luís António Sequeira Peixoto
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"