.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Sexta-Feira, 03.5.2024

Recenseamento
Programa Impulso Jovem

O Programa Impulso Jovem surge como resposta aos elevados níveis de desemprego jovem no nosso país, bem como, ao desafio lançado pela Comissão Europeia no Conselho Europeu de 30 de Janeiro para a apresentação de uma estratégia de combate ao desemprego jovem e apoio às PME.

Este programa apresenta um conjunto alargado de medidas de combate ao desemprego, nomeadamente:

Estágios Profissionais (com prémio de integração);

Apoios à Contratação, Formação Profissional e Empreendedorismo;

Apoios ao Investimento.

Estas reformas têm como objetivo transformar a estrutura da economia portuguesa, no sentido de alcançar maiores níveis de produtividade e competitividade, com vista a retomar um desenvolvimento económico sustentável, com mais e melhores oportunidades para todos.

Estas medidas têm em vista impulsionar e apoiar a criação de novas empresas e de novos postos de trabalho, no entanto, para que se consiga atingir este objetivo é também necessário dotar o tecido empresarial português de quadros qualificados, permitindo às empresas crescer de uma forma mais confiante e sustentável.

A introdução de um novo conjunto de estágios profissionais corta com a ideia tradicional de adaptação a uma função e introduzem um novo conceito de adequação a um posto de trabalho, focalizado em áreas da economia consideradas cruciais ao novo modelo económico. Estes estágios comportam duas vertentes de formação, uma mais tradicional e adaptada ao setor onde o jovem é inserido, e outra, de formação prática em contexto de trabalho, de grande expressão.

Em suma, o Programa Impulso Jovem desenvolve medidas efetivas tanto do lado dos empregadores como do lado dos desempregados. Pretende, criar condições para que as empresas criem postos de trabalho qualificados e duradouros, através do combate às atuais restrições ao financiamento que enfrentam, permitindo-lhes simultaneamente que ajustem o seu padrão produtivo ao novo paradigma de modelo económico sustentável ambicionado. Em concomitância com estes dois objetivos, o programa cria oportunidades para os jovens portugueses de ingresso no mercado de trabalho, oferecendo-lhes uma formação prática em contexto de trabalho, com o objetivo de estabelecer uma relação laboral duradoura e a possibilidade de formação profissional certificada direcionada aos setores de maior empregabilidade, contrariando a tendência de aumento do desemprego estrutural.

Para obter mais informações sobre os requisitos/condições de acesso a este programa consulte o seguinte site:  http://www.iefp.pt/noticias/Documents/Programa_Impulso_Jovem/Impulso_Jovem.pdf

Qualquer dúvida ou informação adicional que pretenda não hesite em contactar o  Gabinete de Inserção Profissional de Fão.

Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Total: 992092