A freguesia de Santa Maria de Marvão, é composta pelas localidades de Marvão, Galegos, Pitaranha, Fronteira e Vale de Ródão, tendo no total 486 habitantes.
Tem como principais atividades a agricultura, a ovicultura e a produção de castanha.A desertificação populacional é uma situação particularmente agravada com a entrada de Portugal na Comunidade Europeia, e a consequente abolição das fronteiras, facto que motivou o abandono quase completo do Bairro da Fronteira de Marvão, onde chegaram a residir inúmeras famílias dos funcionários que aí prestavam serviço.É evidente o potencial turístico da Vila de Marvão, mas é notório ainda o número reduzido de infra estruturas comerciais.
A Freguesia tem uma expressiva mancha de floresta de pinheiro e souto ( castanheiro manso e bravo ) : a produção florestal é uma actividade com relevo. A pecuária extensiva é outra actividade presente na Freguesia ( gado ovino e caprino ).
Os maiores empregadores da Freguesia são a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericordia, contudo pela forte atracção turística da Vila de Marvão, existem outras entidades voltadas para este sector que contribuem para a criação de postos de trabalho.
Em termos geomorfológicos, a Serra de Marvão ( 867 m ), onde se ergue o histórico Castelo e a Vila de Marvão é o ponto mais elevado do Concelho, o que lhe permite um domínio absoluto de toda a paisagem envolvente. Para além deste elemento é ainda de referir outro valor: a Penha da Esparoeira - cristas quartzíticas, junto à Fronteira de Galegos.
A Freguesia é parte integrante da área do Parque Natural da Serra de São Mamede, o qual a caracteriza do ponto de vista dos recursos paisagísticos, de flora e fauna. Em termos de flora, observamos a predominância da floresta de pinheiro e souto ( castanheiro manso e bravo ). No que diz respeito à fauna, podemos observar pela Freguesia e por todo o Concelho algumas espécies de caça como a perdiz, o javali, o coelho, a lebre patos e tordos.
Em termos patrimoniais existem vários monumentos classificados na Freguesia, entre os quais alguns se destacam por constituírem elementos-chave preciosos para a Candidatura de Marvão a Património Mundial: Castelo de Marvão; todo o aglomerado urbano sito dentro do perímetro do Castelo e das Muralhas de Marvão; Pelourinho de Marvão; Convento de Nossa Senhora da Estrela e o Cruzeiro da Estrela.