Aldeias
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Viseu » Armamar » Aldeias
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Aldeias

A Freguesia Aldeias não sofreu alterações


CONTACTOS
 
Morada Largo do Cruzeiro, nº1 - Aldeia de Cima
Cód. Postal 5110-012 Aldeias AMM
Telefone 254 851 693

   

EXECUTIVO DA JUNTA
 
Presidente
Merceano Alberto Guedes Fernandes
Secretário
Rosa Maria Teixeira da Silva Santos
Tesoureiro
Marcelo Mendes de Afonseca Cunha
 
 

 
ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente
Rogério Ramalho Lopes
Secretário
Maria Margarida dos Santos Andrês
Secretário
Pedro Manuel Cardoso Friães
 
 
Restantes Elementos

Álvaro António Morais Pereira

José Rodrigues da Silva

Bruno Miguel Loureiro dos Santos

Beatriz Santos Pereira

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Criada por Decreto Lei de 13 de Junho de 1947, a freguesia de Aldeias está situada na vertente norte do monte chamado Fraga da Pena e dista cerca de 5 quilómetros da sede do concelho de Armamar, no distrito de Viseu. O seu orago é Nossa Senhora do Loureiro.
O povoamento do território da freguesia á anterior ao século XI, atingindo mesmo épocas pré-romanas. O topónimo Fraga da Pena teve origem num castelo antigo “Pena”, assente numa rocha: “Fraga”, o topónimo Aldeias, apesar de ser bastante antigo, não é o primitivo; a povoação chamou-se Aldeia de Santa Maria, no século XIV, sendo no século anterior apenas Santa Maria, até que ficou só Aldeia, chamada de Baixo para a distinguir de uma Aldeia, a de Cima, que correspondia à “villa” de Bustelo; Santa Maria era uma ermida anterior ao século XIII e Bustelo é o diminuitivo medieval de “busto”, vocábulo alusivo à vida pastoril, pois designa pastagem; a actual freguesia de Aldeias corresponde às antigas Aldeia de Cima e Aldeia de Baixo.
O repovoamento de Aldeias fez-se depois da conquista do castelo de Armamar, em 1058; nesta altura, Egas Moniz era foreiro de vastos locais e propriedades; ainda nos inícios da Nacionalidade, o território da actual freguesia estava mal povoado e mal cultivado, ocupado em grande parte, por natureza silvestre, daí que documentos do século XII, mencionem terrenos “in virgine”.
A presença da Ordem do Hospital na história da freguesia de Aldeias deve-se à doação a esta ordem, da honra de Fontelo, que fora de Egas Moniz, por D. Urraca Sanches, que a herdara do marido, neto de D. Egas. Em 1389, Estêvão Anes doou ao Mosteiro de Salzedas uma “quintã” com casas na “Aldea de Sancta Maria”.
Aldeias é uma freguesia essencialmente agrícola, sendo esta a actividade que maior contributo dá para a economia local; a nível cultural esta é uma freguesia de antigas tradições, em actividades musicais, culturais, recreativas e desportivas; de grande relevo na freguesia é a “Fanfarra de Aldeias”.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade