Verdoejo
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Viana do Castelo » Valença » Verdoejo
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Verdoejo

A Freguesia Verdoejo não sofreu alterações


CONTACTOS
 
Morada Lugar da Devesa
Cód. Postal 4930-806 Verdoejo
Telefone 251 921 171 / 969 657 257

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente José Manuel Montenegro Roda
Secretário Brigite Bela da Costa Pereira
Tesoureiro Henrique Freitas Fernandes
 
Presidente Américo Vaz de Sousa
Secretários Patrícia Ribeiro / Beatriz Gomes
Restantes
Elementos
(não disponível)

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
A toponímia desta freguesia e a arqueologia das imediações, por exemplo as referências de carácter arqueológico na carta afonsina do couto ao Mosteiro de Sanfins, mostram que o povoamento do território é muito antigo. Verdoejo, de origem anterior ao século XII, deriva do termo "verde", mais propriamente de "verde-vejo". Mas são mais os exemplos: assim, em Ermegil (tem-se um genitivo muito usado antes da nossa nacionalidade – Erme(ne)gildi, "villa" de Erme(ne)gildus, Hermenegildus tudae et Portucale comes" (foi avô de S.Rosendo). Outro topónimo obviamente ancestral é Renda, talvez por Renda de Rande, "Mandi "villa" de Randus", o qual poderá ainda provir do termo latino raneta (de rana, a rã). Igualmente são muito antigos: Bouço Grande e Bouço Pequeno, Fonte da Vila, Paço, Portozelo e S. Tomé (antiga devoção local).

Verdoejo foi vila medieval, perdurando ainda o seu pelourinho. Considerado imóvel de interesse público e situado junto à capela do Senhor dos Passos, no lugar de Telheira, parece uma coluna romana, muito grossa, assente sobre um pedestal de granito de dois degraus. Aqui se localizava a cabeça do couto e concelho de Sanfins, que foi extinto em 1834.

O rico património histórico da freguesia inclui, ainda, a Igreja paroquial, que data de 1691, e a torre, de 1879; o cemitério paroquial, de 1880; e o antigo cruzeiro do Adro Velho, onde se encontram também dois sarcófagos e outras pedras que faziam parte da igreja e do cemitério antigos. O Cruzeiro do Senhor da Boa Morte é uma marca da arte barroca, do século XVIII, coberto por alpendre.

Geografia:

É composta pelos seguintes lugares: Barreira, Calvário, Devesa, Igreja, Eido - Monte, Eirado, Regueiro, Eido Novo, Ermegil, Bouço, Fontela, S. Tomé, Miúdal, Barracas, Quinteiro e Renda.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade