Sábado, 18.5.2024

ACB 40 Anos - Jantar em Noite de Fados

Sábado 30 de novembro, foi o dia escolhido pela direção da ACB para comemorar os 40 anos de existência da Associação Cultural Bunheirense.

Jantar em Noite de Fados é uma atividade que faz parte do Plano de Atividades há mais de 10 anos.

Duas centenas e meia de sócios e amigos marcaram presença e cantaram os parabéns à ACB ao som dos guitarristas e da voz da conterrânea Argentina Abreu Freire que animou com fados a noite fria que se fazia sentir no exterior do salão da Junta de Freguesia do Bunheiro. A noite fria foi aquecendo quando pelas 20h se abriram as portas do salão pelas mãos do Dr. Santos Sousa que acolheu todos aqueles que se deslocaram de suas casas para conviver ao som do fado.

O jantar iniciou-se com paté, chouriça e morcela cozida e azeitonas. De seguida foi servida a sopa de legumes, carne de porco e de vaca estufada com arroz de legumes, bebida à descrição, fruta, bolo-rei e vinho do porto à sobremesa.

Depois do corpo saciado, chegou a vez de saciar a alma e nada melhor que o Fado cantado na voz da bunheirense Argentina Abreu Freire acompanhada pela guitarra portuguesa e viola. Se na edição de 2010 já tinha surpreendido o público, nesta 2ª vinda ao Bunheiro, confirmou o encanto e a simplicidade genuína e de grande vocação para o fado, de quem o canta com alma e assim cativa e interage com o público.

Finda a 1ª parte da sessão de fados, sobe ao palco o presidente da direção da ACB Dr. Santos Sousa, que depois de resumidamente lembrar como surgiu esta coletividade, agradece a presença de todos e das entidades oficiais presentes.

Chama para o palco os elementos da direção para lhes agradecer publicamente o trabalho desenvolvido na direção e de seguida cantou-se os parabéns. Apagadas as velas do bolo comemorativo dos 40 anos, este foi servido acompanhado de vinho de porto tendo-se seguido uma 2ª parte de fados.

Parabéns à organização (ACB)! Parabéns aos músicos e à fadista Argentina Abreu Freire e ao público presente (composto por pessoas da terra, da freguesia do Monte, da Murtosa e da Torreira e provenientes ainda de outros concelhos como Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Oliveira de Azeméis, Ovar e Santa Maria da Feira) que participou na animação e assim dignificou mais um evento cultural de qualidade na Freguesia do Bunheiro.

Parabéns à ACB pelos 40 anos e pela noite proporcionada!

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB