Sábado, 18.5.2024

Dia Mundial do Saneamento

Numa freguesia como o Bunheiro, em que uma boa parte do seu território tem, neste momento, obras a decorrer para a instalação do saneamento básico, é importante percebermos que os transtornos de hoje serão ganhos futuros na qualidade de vida da população.

"Todos os anos, mais de 800 mil crianças com menos de 5 anos morrem de diarreia desnecessariamente,  mais do que uma criança por minuto. Inúmeras outras adocem gravemente, sofrendo consequências de saúde e de desenvolvimento a longo prazo. A falta de saneamento e de higiene são a causa principal. Em todo o mundo, perto de 2,5 mil milhões de pessoas não gozam dos benefícios de um saneamento adequado. Mais de um mil milhões defecam a céu aberto. Devemos quebrar os tabus e tornar o saneamento para todos uma prioridade do desenvolvimento global.

O saneamento é fundamental para a saúde humana e ambiental. É essencial para o desenvolvimento sustentável, dignidade e para a existência de oportunidades. A fraca qualidade da água e de saneamento custam cerca de 260 mil milhões de dólares por ano aos países em desenvolvimento, cerca de 1,5 por cento do seu Produto Interno Bruto. Por outro lado, cada dólar investido pode trazer cinco vezes mais de retorno por manter a população saudável e produtiva.

Apesar dos argumentos de cariz moral e económico para promover o saneamento, o progresso tem sido reduzido e muito lento. É por isso que este ano pus em curso o Apelo à Ação sobre o Saneamento com o objetivo de pôr fim à defecação a céu aberto até 2025 e para continuar o trabalho de iniciativas já existentes, tais como a aliança Saneamento e Água para Todos e a iniciativa “Saneamento Sustentável: Campanha Quinquenal até 2015”, ano em que se atinge o prazo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Ao trabalhar em conjunto – e por ter uma discussão franca e aberta sobre a importância das casas de banho e do saneamento – podemos melhorar a saúde e o bem-estar de um terço da família humana. Esse é o objetivo do Dia Mundial do Saneamento.

excerto retirado da Mensagem do Secretário Geral para o Dia Mundial das Instalações Sanitárias, 19 de novembro de 2013

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB