Sábado, 18.5.2024

Bunheiro festeja o S. Martinho

Bunheiro festejou o S. Martinho no fim de semana que antecede o 11 de novembro.

Sábado, 9 de novembro, durante a tarde, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, o grupo de catequistas da Paróquia do Bunheiro preparou juntamente com os catequizandos uma festa/convívio de S. Martinho à qual se juntaram os idosos do Centro Social e Paroquial do Bunheiro. A animação é feita pelos grupos de catequese do 1º ao 6º ano com a ajuda dos catequistas. Esta iniciativa tem vindo a ser feita há já alguns anos proporcionando o convívio entre catequistas, crianças, jovens e este ano também com os idosos do CSP do Bunheiro. Numa iniciativa que a Paróquia tem agendada para toda a comunidade e que faz parte da sua Programação Pastoral para o ano 2013/2014, depois da Ação Festa das Colheitas em outubro, o S. Martinho é a ação que se seguiu em novembro e está dividida em 3 momentos:

O primeiro já referido no início desta notícia, o segundo é organizado pelas 6 zonas onde se juntam as pessoas residentes na área correspondente à zona, numa casa/espaço, pelas 20h, para conviver em torno da castanha, da jeropiga, do ambiente de festa e convívio e  também com uma oração/jogral preparado e apresentado pelos jovens das 6 zonas. Os doentes e acamados também não são esquecidos e recebem neste dia a visita de um mensageiro ou ministro extraordinário da comunhão que leva uma mensagem e castanhas fazendo com que toda a comunidade esteja unida nesta ação do S. Martinho.

O terceiro momento é dedicado aos mais jovens que iniciam às 23h, no salão da Junta de Freguesia, um baile aberto à comunidade que depois de terminarem o S. Martinho nas 6 zonas vêm ainda dar um pé de dança.

A Junta de Freguesia do Bunheiro cedeu o salão e a aparelhagem quer para o 1º quer para o 3º momento desta ação do S. Martinho. As castanhas foram os catequizandos e catequistas que trouxeram e assadas na cozinha da Associação Cultural Bunheirense. O executivo da junta de freguesia congratula-se com este tipo de evento organizado pela Paróquia que visa articular uma pastoral religiosa com a pastoral social, que envolve todos aqueles que aceitam comemorar o S. Martinho com os vizinhos e amigos num ambiente de festa e convívio. Um bem haja pela iniciativa!

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB