31º Festival de Folclore das “Andorinhas de S. Silvestre”

Os Festivais de Folclore são eventos, normalmente anuais, habitualmente promovidos pelos Ranchos Folclóricos, que constam do seu plano de actividades, para o qual se convidam grupos representativos de diversas regiões do país (ou internacionais), para que venham fazer a apresentação de aspectos etnográficos característicos das suas terras.

Forçosamente, num Festival de Folclore organizado com estes pressupostos, terão de ser perfeitamente notórias as diferenças nos trajes, nas danças, nas modas e nos aspectos etnográficos apresentados.

O Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre” presenteou-nos com as apresentações do seu próprio grupo e ainda dos convidados:

- Rancho Folclórico “Os Azeitoneiros de Alvorninha – Caldas da Rainha;

- Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato – Carregal do Sal – Viseu;

- Grupo Folclórico de Santiago de Custoias - Matosinhos

Procederam à entrega de lembranças aos grupos participantes o Engº Joaquim Baptista – Presidente da Câmara da Murtosa; o Engº Daniel Bastos – Presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro; o Dr António Amador – Conselheiro Técnico da FFP e o sr. Severiano Tavares – Presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro, que a todos dirigiram umas palavras de saudação antes do início do festival.

Foi uma tarde que se passou de forma agradável, apesar do incomodativo vento que se fez sentir.

Parabéns ao grupo organizador, por tudo o que tem feito em prol da cultura na nossa terra.