1º Passeio de Bicicleta Nocturno

A participação nesta iniciativa foi gratuita mas, apenas para efeitos de operacionalizar um seguro, foi precedida de uma inscrição, cuja lista continha cerca de 75 elementos.

Cerca das 21H30, começaram a chegar os primeiros participantes ao local de concentração, que foi o largo da Junta de Freguesia.

Enquanto que alguns elementos ligados às quatro colectividades da freguesia trabalhavam nas respetivas “tasquinhas”, os outros participantes foram chegando e engrossando o grupo.

A ideia inicial, que poderá, ou não, vir a ser implementada noutros anos, era a de limitar a participação a bicicletas pasteleiras com as tradicionais formas de iluminação; farol alimentado com vela de cera, com carboneto ou através de um dínamo. Depois de alguns contactos, verificou-se que essa exigência da organização seria demasiado limitadora para a participação das pessoas. Assim, a favor da participação da população em massa, foi decidido aceitar qualquer tipo de iluminação.

Uma vez chegada as 22H00, foi pelo Presidente da Junta dada uma palavra de boas vindas aos participantes e algumas recomendações julgadas pertinentes com vista à segurança dos mesmos.

O grupo saiu para norte, até à rotunda do cruzeiro, tendo seguido pela Rua da Igreja até S. Simão e seguido em direcção ao Mancão pela Rua Arcebispo de Cangranor.  Chegados à Estrada da Varela, onde se encontravam à nossa espera dois elementos da GNR, o grupo parou, para depois, com o auxílio daqueles elementos da autoridade, fazermos a travessia daquela via, em segurança.

Pela Estrada Velha de Leirosa, por entre frondosos milhos, fomos até à “Guarita do Padeiro”, onde inflectimos para a Béstida, através da Estrada Marginal. Nela fomos até à Mamaparda, desfrutando o espelho de água da nossa ria, na qual se projectava a Torreira iluminada.

De novo, por entre altos milheirais, atravessámos a Ínsua e fomos passar pelo centro de Pardelhas, para que pudéssemos passear também pela zona urbana e apreciar os contrastes. Chegados à rotunda dos bombeiros, apanhamos a ciclovia da Av. P. António e da Av. de Newark até à rotunda dos Adeixos. Depois de acedermos à rotunda do depósito de água, através da Av. S. Mateus, chegámos ao ponto de partida.

À chegada foi distribuída, a cada um dos participantes, uma pequena lembrança alusiva ao evento, oferecida pela Junta de Freguesia.

Participaram neste passeio mais elementos do que aqueles que tinham feito a inscrição, o que nos dá um prenúncio de que, para o próximo ano, teremos mais aderentes.

Feito o balanço da iniciativa, a mesma foi considerada muito positiva, digna de ser replicada nos anos seguintes.

De seguida, apresentamos algumas fotos do evento.