Sábado, 04.5.2024

Com grande brilhantismo, decorreu o Fim-de-Semana Cultural

A Associação Cultural Bunheirense, o Grupo Musical Bunheirense, o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria e o Rancho Folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre”, foram as colectividades parceiras da Junta de Freguesia, na realização e operacionalização deste evento.

O programa teve início no dia 9 de Agosto, pelas 21H00, com a abertura das tasquinhas de gastronomia regional, tasquinhas essas que estiveram a cargo de cada uma das colectividades acima descritas. Às 22H00 teve início o 1º Passeio Cicloturístico Nocturno, o qual foi um êxito e que consta de notícia própria nesta página na internet.

No dia 10, pelas 10H00 teve lugar o tradicional jogo de futebol de 11, entre Solteiros e Casados, no Estádio Municipal da Saldida, organização da Associação Cultural Bunheirense, tendo-se seguido o também habitual almoço-convívio.

Este ano estiveram presentes neste almoço os antigos presidentes da direcção da colectividade (com excepção de um), como forma de comemorar o 40º aniversário da ACB onde, o actual presidente (Dr. Santos Sousa) fez uma breve resenha histórica da colectividade e do importante trabalho desenvolvido em cada um dos mandatos.

À noite foram servidos os jantares nas tasquinhas das colectividades, tendo-se seguido, em termos de animação, a actuação do Rancho Folclórico de Belide - Condeixa (em permuta com “Os Camponeses da Beira-Ria”) e o grupo de Danças de Salão da Associação Cultural Bunheirense.

X

No dia 11, “Dia da Freguesia”, o programa iniciou-se com o hasteamento das bandeiras no edifício-sede da Junta de Freguesia, ao som do Hino Nacional executado pelo Grupo Musical Bunheirense.

A Bandeira Nacional, os estandartes das colectividades e da Junta de Freguesia, os convidados e o GMB seguiram depois, em procissão, para o adro da igreja, em cujo percurso e depois no referido adro, executaram algumas marchas do seu reportório. Seguiu-se a Eucaristia Dominical celebrada pelo Monsenhor-Cónego Virgílio Resende. No final fez-se uma romagem ao cemitério da freguesia onde, na cruz central, s deixou um ramo de flores em homenagem a todos quantos, através do seu desempenho, elevaram bem alto o nome do Bunheiro. Seguiu-se a inauguração da nova variante ao centro do Bunheiro, à qual foi dado o topónimo de “Avenida D. Júlio Tavares Rebimbas”, em homenagem a este ilustre bunheirense que se distinguiu como arcebispo da Igreja Católica.

A comitiva seguiu depois para a sala de sessões da Assembleia de Freguesia onde decorreu uma sessão solene. A mesma foi presidida pela Presidente da Assembleia de Freguesia – Drª Júlia Pereira, tendo tido assento na mesa os oradores, que foram: o Presidente da Câmara – engº Joaquim Baptista, o secretário de D. Júlio Tavares Rebimbas - Monsenhor-Cónego Virgílio Resende, o Presidente da Direcção da Associação Cultural Bunheirense – Dr. Santos Sousa e o Presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro – engº Daniel Bastos.

No final foi inaugurada a Biblioteca D. Júlio Tavares Rebimbas, constituída pelo espólio literário que aquele prelado bunheirense tinha na sua casa do Bunheiro.

Seguiu-se o almoço nas tasquinhas de gastronomia tradicional, tendo, durante a tarde, a Junta de Freguesia proporcionado insufláveis e pinturas faciais aos mais novos.

X

A animação deste último dia esteve a cargo do Rancho Folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre” e da Associação Cultural Bunheirense que, através da sua secção de hipismo proporcionou aos presentes passeio em charretes.

X

Uma iniciativa que já tem lugar no calendário cultural da Freguesia do Bunheiro, do Município da Murtosa, que faz vir até nós muitas pessoas das redondezas. Este evento só é possível, como já se disse, graças ao vigor das quatro colectividades da terra que têm abraçado esta iniciativa da Junta de Freguesia.

Parabéns ao Povo do Bunheiro e às nossas colectividades.