Avenida D. Júlio Tavares Rebimbas vai ser inaugurada no próximo domingo

Sob proposta da Junta de Freguesia do Bunheiro, a decisão da atribuição deste topónimo, foi tomada, por unanimidade, pela Câmara Municipal, em 17 de Julho último.

Com atribuição deste topónimo, o Município da Murtosa pretende homenagear, de forma singela, este ilustre Bunheirense e Murtoseiro, eminente personalidade da Igreja e da Cultura Portuguesa.

A inauguração da nova avenida terá lugar por volta das 11H00 e é um dos pontos altos da Semana Cultural da Freguesia do Bunheiro, que decorre de 9 a 11 de Agosto.

D. JÚLIO TAVARES REBIMBAS

D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu no Bunheiro, em 21 de Janeiro de 1922.

A 29 de Junho de 1945 foi ordenado padre, tendo recebido a ordenação episcopal a 26 de Dezembro de 1965, depois da nomeação para Bispo do Algarve, a 27 de Setembro do mesmo ano.

Foi nomeado arcebispo de Mitilene e auxiliar de Lisboa em 11 de Julho de 1972, e a 3 de Novembro de 1977 recebeu a responsabilidade de se tornar o primeiro Bispo de Viana do Castelo.

No dia 18 de Fevereiro de 1982 foi nomeado Arcebispo-Bispo do Porto, tendo resignado a 13 de Junho de 1997, aos 75 anos.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, em ouro, pela Câmara Municipal da Murtosa, em 20 de Dezembro de 1997.

Faleceu em 06 de Dezembro de 2010, com 88 anos, tendo sido sepultado no Cemitério do Bunheiro.

A NOVA AVENIDA

A Avenida D. Júlio Tavares Rebimbas apresenta-se com uma obra estruturante, que melhora substancialmente as acessibilidades na Freguesia, ultrapassando os constrangimentos até então fortemente sentidos em determinados pontos da EN 224-2, potenciando o redesenho da malha urbana central do Bunheiro.

O arruamento, com uma extensão de cerca de 1200m, desenvolve-se a poente do núcleo urbano central do Bunheiro, entroncando, a sul, com a Rua da Igreja e, a norte, com a Rua Vitorino Tavares de Sousa.

A nova variante permite, assim, melhorar a fluidez do tráfego para norte e sul da Freguesia, libertando a zona central para o trânsito local. Por outro lado, devido à sua implantação, entre a zona urbana e a Ria de Aveiro, a nova variante dará uma nova e estimulante visibilidade à área lagunar, possibilitando a criação de novos espaços de fruição para os cidadãos.