Sábado, 18.5.2024

OficinaRia ensinou técnicas de restauro e conservação de pasteleiras
OficinaRia ensinou técnicas de restauro e conservação de pasteleiras Depois das OficinaRIAs das chouriças e da broa, realizadas, respetivamente, nos dias 11 e 25 de Maio, o segundo ciclo destas ações informais de transmissão de saberes teve continuidade, no passado dia 8 de Junho, com a OficinaRIA da conservação e restauro de pasteleiras, dinamizada pelo Dr. Francisco Pereira, um entusiasta das bicicletas antigas, vulgo pasteleiras.
Depois das apresentações e da explanação teórica feita pelo Dr. Francisco Pereira, os formandos foram, em grupos, passando por diversas actividades, tais como: desmontagem de uma bicicleta, limpeza de peças, polimento de peças, fazer chapas de matrícula com ácido e enraiar uma roda.
Na parte final o Dr. Francisco Pereira montou a bicicleta que é apresentada na figura de rosto desta notícia.

(Esta foto mostra os participantes nesta oficinaRia)
Para o dia 22 está marcada a última OficinaRIA do segundo ciclo: nada mais nada menos que a OficinaRia da caldeirada de enguias, que acontecerá, a partir das 10h, na sede da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas, sob a orientação do Sr. António Salgado.

A participação nas “OficinaRIAs” é totalmente gratuíta e aberta a formandos de todas as idades. As inscrições são limitadas a 15 pessoas por ação. Os interessados podem inscrever-se, até à quarta-feira anterior à “OficinaRIA”, respectiva, na Câmara Municipal da Murtosa, na Junta de Freguesia do Bunheiro, pelo telefone 912 095 383 ou pelo e-mail oficinarias@gmail.com. Mais informações em www.cm-murtosa.pt

As sugestivamente chamadas “OficinaRIAs”, são ações informais de formação, que versam temáticas seleccionadas com base na história, tradições e costumes locais, com forte ligação à matriz social e cultural da Murtosa e da Região de Aveiro, procurando que do intercâmbio entre as diferentes gerações possa resultar um enriquecimento mútuo e um fortalecimento do sentimento de pertença e de identidade. Desta forma, tanto formadores como formandos podem ser jovens, adultos ou idosos.

O projeto “OficinaRIA” é promovido pela Câmara Municipal da Murtosa, em parceria com o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro e Universidade de Aveiro, através da Dra. Inês Rodrigues, Técnica Superior de Serviço Social, no âmbito do seu mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB