Sábado, 18.5.2024

A Freguesia do Bunheiro, já tem um OLEÂO

Na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal da Murtosa e a empresa Enviroria, estão já à disposição dos Munícipes uma série de oleões para recolha de óleos alimentares domésticos usados, espalhados pelas 4 Freguesias do Concelho.

Pretende-se, assim, potenciar a recolha selectiva de óleos usados no Município da Murtosa, dando um destino ambientalmente correcto a um resíduo que, actualmente, na maior parte dos casos, é vertido para as redes de esgotos.

Numa primeira fase, na Freguesia do Bunheiro, foi colocado um oleão junto à parede norte do edifício da Junta de Freguesia.

A instalação dos equipamentos de recolha, um pouco por todo o Concelho, será agora acompanhada por uma campanha de sensibilização da população e dos agentes económicos para as vantagens da recolha selectiva de óleos alimentares usados e sua posterior utilização em biocombustíveis, com evidentes ganhos para o meio Ambiente, numa área particularmente rica e sensível, no domínio da Natureza e da Biodiversidade, como é o Município da Murtosa.

A rede de oleões será, naturalmente, alvo de expansão progressiva, à medida que for aumentando a quantidade de óleo separado pela população.

Como Proceder?

- Escolha, para ter em casa, uma garrafa ou garrafão de plástico (por exemplo dos de água) e cole-lhe uma etiqueta identificando óleo alimentar usado.

- Coloque na garrafa ou garrafão o óleo usado na confecção de alimentos.

- Quando a garrafa ou garrafão estiver cheio, coloque-o no oleão disponibilizado.

O que pode colocar na garrafa (ou garrafão)?

- Óleo alimentar usado na confecção de alimentos.

- Azeite vegetal.

- Gorduras alimentares.

NOTA: - Não colocar óleo lubrificante

Óleo alimentar usado a reciclar, biodiesel a circular.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB