Terça-Feira, 07.5.2024

Intervencionada a cobertura do Lavadouro da Igreja

A dificuldade encontrada pela Junta de Freguesia, esteve no facto das telhas que se encontram na referida cobertura não serem vulgares e não existirem, na ocasião, disponíveis no mercado.

De facto, a telha Advance é fabricada pela firma “Umbelino Monteira, S.A., com sede e fábrica em Meirinhas – Leiria. Na altura em que foi contactada pela Junta de Freguesia, informou da não existência desse material em stock e que a quantidade pedida não justificava a produção de imediato.

O vendedor da empresa, que faz a cobertura da nossa área, ficou de indagar da existência desse material em algum revendedor, o que também foi negativo.

Assim, a solução foi esperar por surgir uma encomenda significativa, altura em que nos iriam então satisfazer, após uma nova produção.

Foi o que aconteceu em Junho, ocasião em que as mesmas foram mandadas colocar no devido local, devolvendo ao local a sua dignidade.

Relativamente a obras de maior vulto, a Junta de Freguesia aposta num projecto integrador desta tradicional infra-estrutura pública no Parque do Lavadouro, ideia que está a ser trabalhada com a Câmara Municipal, que já adquiriu, para o efeito, alguns terrenos no Isqueirinho. Contudo, a prossecução das mesmas só será possível após a conclusão da empreitada de construção da Variante à E.N. 224-2 e Arranjos Envolventes, obra em curso e que está a ocupar esses terrenos para estaleiro de terras. Como atrás foi dito, o projecto é global para toda a área e será alvo de uma nova empreitada que contempla os referidos arranjos, incluindo os do Lavadouro da Igreja, nomeadamente a requalificação dos batedouros e das levadas de condução de águas a montante e a jusante, aspectos que implicam directamente com os níveis de água ideais na Fonte de S. Gonçalo.

Por essa razão, à qual temos de juntar sempre a vertente económica, não faz sentido fazermos a obra fraccionada por pedacinhos. A excepção foi para a alameda que liga a Capela de S. Gonçalo ao Lavadouro da Igreja, obra já feita, mas que foi executada numa empreitada que incluiu outras obras: arranjo junto à Farmácia e arranjo a norte do edifício da Junta de Freguesia.