.:: Junta de Freguesia de Gandra - Paredes ::.
Sábado, 20.4.2024

Esclarecimento do Comunicado realizado pela Comissão de Festas
Esclarecimento do Comunicado realizado pela Comissão de Festas Face ao comunicado prestado pelos representantes da Associação Amar Gandra, Comissão de Festas da Cidade de Gandra; considerando que este tece afirmações que não correspondem à verdade relativamente às ações desta autarquia; e após várias tentativas de contacto para compreender a real motivação das suas declarações, a Junta de Freguesia de Gandra vem, por este meio, emitir o seguinte esclarecimento:

1 – O executivo desta Junta empossado em outubro passado, na prossecução das suas competências de gestão do seu património, procurou contactar inúmeras vezes e pelas mais variadas formas os representantes da Associação Amar Gandra, Comissão de Festas da Cidade de Gandra, com o fim de estabelecer um diálogo sobre a utilização das instalações onde a coletividade anteriormente citada labora, popularmente conhecidas como “Tasquinha”. Até maio de 2022, nenhuma tentativa de comunicação foi correspondida;

2- Em maio de 2022, e de então para cá, a Junta de Freguesia promoveu três reuniões com os atuais representantes da Associação Amar Gandra, Comissão de Festas da Cidade de Gandra e com as/os anteriores juízas/juízes das Festas da Cidade de Gandra para aferir se existiam condições de se realizar as habituais celebrações. A conclusão, face aos esclarecimentos prestados pelos representantes da associação já mencionada, foi que não seria possível promover as Festas da Cidade de Gandra;

3 – O Arraial das Coletividades promovido este ano, primeiro na nossa freguesia, foi concebido para ser uma atividade complementar às Festas da Cidade de Gandra e tem como objetivo a promoção do trabalho das associações do território, razão pela qual se realizou no fim de semana antecedente das normais celebrações em honra do Mártir São Miguel. Assim manter-se-á nos anos subsequentes;
O I Arraial das Coletividades foi organizado pela Junta de Freguesia de Gandra e os seus custos foram assumidos quase integralmente por esta, sendo também subsidiado pela Câmara Municipal de Paredes, no valor de 3.750€;

4 - Face às alegações " 𝑂𝑠 10.000,00€ 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑢𝑒𝑠 𝑎 𝑡𝑖́𝑡𝑢𝑙𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑎̀ 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠 𝐽𝐹 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑓𝑜𝑖 𝑢𝑡𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐽𝑢𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐹𝑟𝑒𝑔𝑢𝑒𝑠𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑟𝑎, 𝑛𝑎 𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝐴𝑟𝑟𝑎𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑎𝑠 𝐶𝑜𝑙𝑒𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠 29,30 𝑒 31", a Junta de Freguesia de Gandra esclarece que este valor não financiou - como procuram, premeditada ou involuntariamente transparecer - a organização do Arraial das Coletividades.

5 - Foi, por sua vez, utilizado única e exclusivamente para suportar a despesa da atuação do Grupo Kapittal considerando que, tal como enunciado pelos representantes da Associação Amar Gandra, tinha já sido entregue em 2020, a título de sinal, à empresa J.F. Produções para a contratação da animação para as Festas da Cidade de Gandra. Importa ainda realçar que esta quantia não era restituível, pelo que a sua não utilização significaria perda total do valor.
Considerando que as Festas da Cidade não realizar-se-iam; que o valor estava disponível para ser utilizado até à data destas; e que a Junta de Freguesia de Gandra encontrava-se a organizar o I Arraial das Coletividades, ficou acordado por todas as partes, nas reuniões promovidas já mencionadas, com a presença das/os ex- juízas/es e empresário da J.F. Produções, que a quantia de 10.000€ (8130, 09€ + IVA) destinar-se-ia, tal como estava previamente combinado, a pagar a despesa com a atuação do Grupo Kapittal.

A Junta de Freguesia de Gandra pauta-se pela defesa do superior interesse público, constitui-se como pessoa de bem e não admite que o seu bom nome seja posto em causa por putativos esclarecimentos dúbios e reativos, que pecam por tardios.
Entendemos, por isto, em abono do decoro exigível, que os representantes da Associação Amar Gandra, Comissão de Festas da Cidade de Gandra realizem a justa contrição e que a verdade seja integralmente reposta.
Temperaturas Elevadas - Recomendações DGS
Ato - Instalação dos órgãos da Autarquia - 16/10/2021 - 18h00
#EUSOBREVIVI | Prevenção e Combate à Violência Doméstica
INFOGRAFIA NOVO CORONAVIRUS (2019-nCoV)