Terça-Feira, 11.5.2021

“MAIAS NA MURTOSA” VALORIZA E DIVULGA TRADIÇÃO MURTOSEIRA
Manufature a sua Maia e coloque-a, no dia 1 de maio, no exterior de sua casa. Depois fotografe-a e partilhe a imagem nas redes sociais, usando a hashtag #MaiasnaMurtosa2021. Pode enviar-nos a sua maia, através da caixa de mensagens da página do Facebook do Município da Murtosa ou através do e-mail gap@cm-murtosa.pt
A TRADIÇÃO DAS MAIAS

As Maias são coroas de flores de papel, que se penduravam nas portas, no dia 1 de maio, aí permanecendo durante todo o mês.

Eram manufaturadas, geralmente, pelas moças solteiras, pelo que uma Maia colocada à entrada de uma casa significava, por norma, que aí habitava uma moça casadoira.

Nem todas as Maias duravam um mês inteiro nas portas, pois era habitual os rapazes roubarem, à noite, as “Maias” às raparigas de sua eleição, guardando-as de recordação.
PARTILHE A SUA MAIA!

Informação extraída da página do Município da Murtosa