Sábado, 18.5.2024

Recepção ao Grupo Zespol Folklorystyczny “Szamotuly” da Polónia

De facto, em 2009 “Os Camponeses...” deslocaram-se à Polónia, a convite do grupo de Szamotuly. Agora foi a vez dos polacos virem até nós, retribuindo a nossa visita.

As datas escolhidas tiveram por objectivo propiciar a participação do grupo polaco no 30º Festival de Folclore da Beira-Ria que ocorreu no passado dia 27 de Julho.

Assim, no dia 22, pelas 18H30, no edifício dos Paços do Concelho da Murtosa, foi feita a recepção ao grupo convidado, com a presença dos elementos do grupo visitado, sr, Presidente da Câmara e vereadores em regime de permanência. Depois das palavras de circunstância teve lugar um “Porto de honra” oferecido pela Câmara Municipal, após o que se fez a distribuição dos visitantes por famílias do grupo anfitrião.

No dia 23, pela manhã foi proporcionado um passeio de bicicleta pelo NaturRia, entre a Ribeira de Pardelhas e o Bico, onde se iniciou a travessia para a Torreira, em dois barcos moliceiros. No parque de merendas de S. Paio teve lugar um piquenique, tendo-se seguido uma tarde dedicada à praia (Torreira e Monte Branco). À noite, teve lugar o 1º espectáculo proporcionado pelo grupo polaco, na alameda do Parque Municipal da Saldida, junto ao parque infantil e piscinas.

No dia seguinte (24), dado que os polacos são muito religiosos, foi-lhes proporcionada uma visita ao Santuário de Fátima e às Grutas da Moeda, aproveitando a presença na zona. À noite, tomaram parte no 30º Festival de Folclore da Beira-Ria.

No dia 25 (domingo), os elementos do grupo polaco participaram, na generalidade, na eucaristia dominical da igreja do Bunheiro, tendo-se seguido uma visita à Casa-Museu “Custódio Prato”. De tarde actuaram, juntamente com “Os Camponeses da Beira-Ria”, na Praça da Varina na Freguesia da Torreira, na animação de verão. À noite, teve lugar na “Casa do Prado”, na Freguesia do Bunheiro, o jantar de despedida, com os elementos dos dois grupos, no qual esteve presente o sr. Presidente da Câmara, em representação da autarquia murtoseira que ofereceu o repasto.

No dia 26, pelas 09H00, no largo da Junta de Freguesia do Bunheiro, deu-se a concentração dos elementos dos dois grupos para a despedida, sempre difícil entre pessoas que se conhecem e que mantêm uma forte relação de amizade. Na hora da partida esteve também presente o sr. Presidente da Câmara, a quem coube a mensagem de despedida.

Foi uma jornada muito importante no estreitar de relações entre os dois grupos, entre os seus elementos e uma oportunidade de enriquecimento intercultural que pode vir, no futuro, o despoletar uma relação de proximidade entre os dois municípios, tal como foi aflorado pela responsável polaca pelo Centro de Cultura de Szamotuly, que pode vir a desencadear uma futura geminação.

Um agradecimento a todos os que colaboraram para o bom êxito desta recepção, nomeadamente o apoio da Câmara Municipal da Murtosa.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB