Evocação ao P. António, por ocasião do 25º aniversário da sua morte

Um grupo de amigos do P. António tomou a iniciativa de organizar uma evocação ao P. António por ocasião da passagem do 25º aniversário da sua morte. Ocorrendo à terça-feira, dia normal de trabalho, o dia em que se registou o fatídico acidente que vitimou o P. António, foi entendimento que a evocação tivesse lugar no dia do seu funeral, por se tratar de um dia que é feriado nacional (10 de Junho).

Assim, às 10H00 o P. António Cruz, pároco de Pardelhas e da Murtosa, celebrou uma eucaristia na Capela de S. Tomé, onde o homenageado habitualmente celebrava. A capela foi pequena para albergar tão grande número de amigos que se quiseram associar à louvável iniciativa.

No final da Eucaristia, os participantes deslocaram-se ao Cemitério da Murtosa, onde se encontra sepultado o corpo do P. António para, junto à sua campa, continuar a homenagem.

As irmãs do P. António fizeram então a aposição de uma coroa de flores e o P. António Cruz orientou um momento de oração que se seguiu.

Depois, o engº Joaquim Baptista, como elemento que liderou o grupo organizador da evocação, agradeceu a presença de todos tendo enfatizado o contributo do Agrupamento dos Escuteiros da Murtosa no que se refere à animação litúrgica e apresentou o sr. João Pedro Costeira que, em nome do mesmo grupo organizador, iria discursar de seguida.

No uso da palavra, o sr. João Pedro Costeira, fez uma resenha da vida, características e obra do P. António, não esquecendo os seus maiores constrangimentos. Esta intervenção publica-se, na integra, em anexo.

Resta-nos uma palavra de apreço pela louvável iniciativa, a qual prova que, para os murtoseiros, o P. António não mais será esquecido.

As palavras de Camões “E aqueles que, por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando...”, fazem também aqui sentido.