ACB - IX Encontro Equestre

Pelas 10H00 horas, começaram a chegar ao Parque Municipal da Saldida, mais propriamente em frente à Escola P. António, os cavalos, cavaleiros e bastante público que aprecia a raça e a actividade equina.

Depois de verificados os formalismos burocráticos necessários neste tipo de organização, partiram em passeio pela margem da ria, indo à frente o gado à carroça, seguindo-se-lhe o gado montado. As fotografias apresentadas referem-se a este passeio, quando passavam no Chegado (Murtosa), em direcção ao Bico.

Seguiu-se o almoço, uma gincana a cavalo e, por último, uma garraiada.

A iniciativa juntou entusiastas não só da Freguesia do Bunheiro e do Concelho da Murtosa, como também de outras freguesias próximas como Veiros, Pardilhó, Loureiro, entre outras.

De realçar também o numeroso público que, durante a manhã e tarde se deteve a apreciar os exemplares equinos que ali estiveram, alguns deles de elevada qualidade.

É louvável o facto de ter sido restaurada, entre nós, nos últimos anos, a tradição do uso de gado cavalar, com realce para a qualidade de tratamento e melhoria das raças. É, por certo, um esforço de uns quantos aficionados bunheirenses, para os quais aqui deixamos o nosso reconhecimento e a nossa palavra de estímulo, pois revela-se um importante aspecto na preservação da cultura local.