Cortejo das Flores

A Paróquia do Bunheiro tem, na sua tradição, a realização do Cortejo das Flores no Dia do Corpo de Deus, iniciativa com reminiscências nortenhas, que cá foi introduzida pelo saudoso P. Domingos da Silva e Pinho, quando veio paroquiar nesta freguesia.

De facto, aquele presbítero, antes de vir para cá em 1937 (onde esteve durante 50 anos), tinha estado em Amarante e na Lixa, localidades ainda no Distrito do Porto mas a segunda já muito próxima do Minho, donde trouxe esta ideia.

O objectivo era o da participação da comunidade paroquial na tarefa de arranjar “verdes” e flores que haveriam de ser colocados nas estradas por onde iria passar a procissão do “Corpo de Deus”.

Esta iniciativa calou bem fundo na nossa comunidade que acabou por adoptar este cortejo, inserindo-o no leque das tradições locais.

Assim, em cada ano que passa, neste dia, vêm muitas pessoas à Freguesia do Bunheiro para apreciar a beleza do nosso Cortejo das Flores, o qual é, sem margem para dúvida, mais uma majestosa realização, que prova como a nossa gente se mobiliza e envolve, com entusiasmo, em iniciativas de defesa de aspectos culturais que fazem parte da tradição desta terra.

ALGUNS DADOS SOBRE O CORTEJO DAS FLORES