A homenagem decorreu no Polivalente da Calheta de Nesquim estando representadas as instituições locais(Junta de Freguesia, Casa do Povo, Sociedade Filarmónica Lira Fraternal Calhetense, Clube União Desportiva Calhetense e Clube Náutico Aliança Calhetense). Estiveram também presentes além da homenageada, Cáudio Lopes, Presidente da Assembleia Municipal das Lajes do Pico, o vereador Hildeberto Peixoto em representação da Câmara Municipal das Lajes do Pico, o representante da mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, instituição que a Maria João frequenta, a sua treinadora Carla Tomás, os pais da atleta e muitas pessoas da Freguesia.
Mário Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia abriu a sessão agradecendo a presença de todos nesta homenagem, bem merecida, à Maria João Silva.
Fátima Soares apresentou o historial desportivo da atleta enaltecendo as suas participações desportivas e as suas vitórias. Com uma carreira de apenas cinco anos no atletismo a Maria João já arrecadou várias medalhas de ouro e sagrou-se bicampeã mundial. No 2º campeonato do Mundo da Atletismo S. Down que tieve lugar na ilha Terceira entre 15 e 21 de Maio de 2012, Maria João Silva conseguiu um novo recorde do mundo nas provas de 800m, 1500m Marcha e nos 4X400 metros.
O Presidente da Junta de Freguesia entregou um troféu à Maria João e a Lira Fraternal Calhetense saudou a atleta tocando o hino da sociedade e um passo dobrado.
Nos olhos dos presentes viram-se lágrimas de emoção.Todos felicitaram a atleta e desejaram-lhe muitas outras vitórias.