Foi celebrado na manhã de 17 de Maio, no Salão Nobre do Governo Civil do Porto, o protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Sobrosa e a Direcção Geral de Reinserção Social (Ministério da Justiça), intitulado "Trabalho a Favor da Comunidade".
Na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação para trabalho comunitário com 50 instituições públicas do Distrito do Porto, Rui Sá Gomes, Director-Geral de Reinserção Social, referiu que o trabalho a favor da comunidade "oferece várias vantagens", quando comparado com "sanções tradicionais", permitindo inclusive reduzir os custos com as prisões. A aplicação desta pena "tem crescido imenso", disse, acrescentando que esta medida "tem um poder enorme enquanto factor de ressocialização".
Segundo referiu, em 1996, os tribunais determinaram a aplicação de 124 destas sanções, enquanto em 2010 se registaram 11.166. "Este ano já entraram 5042 pedidos e estão em execução 1549", sublinhou, acrescentando acreditar que será possível ultrapassar os mais de 11 mil casos registados em 2010.