O Executivo da Junta de Freguesia de Alegrete no Concelho de Portalegre, reuniu considerando a informação sobre o encerramento previsto pelo Ministério da Educação da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Vale de Cavalos.
A Escola em Vale de Cavalos, no entendimento deste executivo, presta uma Missão Educativa nesta freguesia do interior do País.
Trata-se de uma missão imprescindível, fulcral e determinante para o desenvolvimento da qualidade de vida que deve ser garantida à população da freguesia de Alegrete no concelho de Portalegre.
Consideramos que a manutenção desta infraestrutura de ensino, é um factor determinante para fixar, manter e aumentar a população na freguesia de Alegrete.
O ensino público do primeiro ciclo é fundamental para o desenvolvimento das crianças da freguesia de Alegrete, pelo que é indispensável garantir uma educação natural, de envolvente social estável e proximidade com a população.
O Executivo considera que, medidas como estas são desestruturantes e de consequências muito negativas numa freguesia do interior do País.
Deste modo, o executivo deliberou não aceitar o encerramento da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Vale de Cavalos previsto na Freguesia de Alegrete do Concelho de Portalegre, foi ainda deliberado não assumir deveres ou compromissos que envolvam alterações decididas contra a vontade da Freguesia de Alegrete; o executivo deliberou ainda que, em conjunto com as restantes Freguesias e Município de Portalegre, empenhar-se contra medidas desestruturantes que afetem o nosso concelho e em particular a Freguesia de Alegrete.