O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia prevê uma descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território, a partir de dia 3 sexta-feira.
Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.
O vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte.
O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos.
Assim a Junta de Freguesia de Ferreiras alerta a população a tomar os cuidados necessários, no sentido se protegerem do frio, especialmente os idosos, crianças e pessoas que necessitem estar muito tempo no exterior.
A exposição ao frio pode levar à hipotermia, quando o corpo perde calor mais depressa do que o que é capaz de produzir. Os sintomas são tremores, exaustão, confusão, mãos inquietas, perda de memória ou sonolência, as crianças ficam com a pele muito vermelha e apáticas.