Domingo, 08.9.2024

MURTOSA ORGANIZA FESTA DO EMIGRANTE 2024
De 28 de julho a 4 de agosto de 2024, a Murtosa recebe a Festa do Emigrante, uma iniciativa organizada pelo Município da Murtosa, que congrega um conjunto diversificado de acontecimentos, de cariz cultural, social, histórico e identitário e que pretende homenagear os nossos emigrantes, num período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal.

O programa inicia-se no próximo domingo, dia 28 de julho, com a realização do 41º Festival de Folclore da Beira-Ria, no Parque Municipal da Saldida, numa organização do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.

A partir das 15H00, pelo anfiteatro ao ar livre do parque passarão, para além do rancho anfitrião, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Sabugo (Sintra), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarandelo (Valpaços), o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” (Caldas da Rainha) e o Grupo Folclórico Tradições do Baixo Douro (Vila Nova de Gaia).

Na quinta-feira, dia 1 de agosto, pelas 21H30, a fadista Murtoseira Elisabete Soares apresenta-se no auditório exterior da Oficina de Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte).

No dia seguinte, igualmente na Oficina de Artes mas no auditório interior, o escritor Murtoseiro Francisco Rito lança o seu mais recente livro “Murtosa . Um Edén por Descobrir”.

No sábado, dia 3, a partir das 10H00, haverá tasquinhas de comes-e-bebes no Cais do Bico, dinamizadas pelas coletividades locais e, às 15H00, será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela.

No Cais do Bico, à noite, haverá tasquinhas e arraial popular, com a atuação da cantora Nucha.

No domingo, dia 4, celebrar-se-á, na Igreja Paroquial do Bunheiro, pelas 9H00, a Missa de Ação de Graças;

No Cais do Bico, a partir das 10H00, haverá feira franca e tasquinhas. Às 15H00, terá lugar a sempre espetacular Regata de Barcos Moliceiros e, pela tarde fora, haverá arraial popular, abrilhantado pela banda Mosaico.

Ainda no âmbito da Festa do Emigrante, realizar-se-á, no dia 11 de agosto, o tradicional Convívio Cicloturístico dos Emigrantes, com partida marcada do Monumento ao Emigrante, na Murtosa, às 9H30. As inscrições no convívio podem ser feitas até ao dia 9 de agosto, na Junta de Freguesia da Murtosa.

A Festa do Emigrante insere-se na agenda náutica da Estação Náutica da Murtosa.
AMÁLIA HOJE, PAULO GONZO, VIRGUL, IOLANDA E ZÉ AMARO - TORREIRA
39.º Festival de Folclore R. F. As Andorinhas de São Silvestre