Na passada sexta-feira, dia 28 de Maio, foi pelas Estradas de Portugal, E.P. feita a recepção provisória da obra, o que comprova o fim dos trabalhos, o que é visível a quem lá passa.
De facto, a Obrecol, S.A., empresa que executou a obra, fez jus ao prazo de execução (365 dias) e à intenção, há muito manifestada, de a concluir antes do período de verão.
As obras consistiram no reforço da estrutura da ponte e no seu alargamento, em cerca de 2 metros para cada lado, para criação de duas ciclovias (uma de cada lado).
Após esta beneficiação, além de mais segura e mais larga, a ponte ficou com muito bom aspecto - um aspecto de obra nova.
Durante as obras, a ponte permaneceu aberta ao trânsito, com funcionamento condicionado a uma via, em circulação alternada, com o seu encerramento total em apenas cinco noites (espaçadas) ao longo da intervenção.
A Ponte da Varela sobre a Ria de Aveiro, que liga as Freguesias Murtoseiras do Bunheiro (a nascente) e da Torreira (a poente), interligando a EN109-5 à EN327, foi inaugurada em 22 de Junho de 1964, tendo, na moeda de então, custado cerca de 12.000 contos.
A dotação da Ponte da Varela com ciclovias, o que havia sido solicitado pela Câmara Municipal da Murtosa, permitiu a interligação da actual ciclovia da EN327 (Varela-Torreira) ao Percurso Visitável da Natureza – NaturRia (Varela-Cais do Bico) à futura ciclovia da EN109-5 (Varela-Estarreja), em fase de construção e representa uma intervenção fundamental na materialização da rede ciclável do Município da Murtosa, preconizada no Projecto "Murtosa Ciclável".
A Ponte da Varela foi a segunda travessia a ser reabilitada na Ria de Aveiro, depois de ter sido intervencionada a Ponte da Barra, que serve as praias da Barra e Costa Nova (Ílhavo), com alargamento para quatro faixas de rodagem.
Ao contrário da Ponte da Barra, a da Varela manteve apenas duas vias, embora alargadas em meio metro e com passeios e ciclovia, o que se considera suficiente, apesar do intenso movimento de veraneantes.
Mais uma obra concluída na nossa terra, que muito vem melhorar as condições de circulação entre o lado de cá e o lado de lá da Ria.
(Aspecto do passeio pedonal, via ciclável e plataforma)